sábado, 28 de fevereiro de 2015

Cuauhtémoc: Lealdade até a morte


Cuauhtémoc torturado: pintura de Leandro Izaguirre (México) no século XIX
 
          O significado de seu nome é “A águia que descendeu”. Antes de se tornar o último Imperador Asteca, no México, foi chefe de armas do exército que resistiu e expulsou os espanhóis da capital Tenochtitlán. Durante seu governo, entre 1520 e 1521, teve de lidar com a decadência do Império através da falta de água doce, da fome e de doenças terríveis como a varíola - trazida pelos conquistadores espanhóis.
          Em 1521, o determinado capitão espanhol Hernán Cortez voltou com um poderoso exército e se aliou aos tlaxcaltecas - rivais dos Astecas -, conseguindo assim capturar Cuauhtémoc e dominar a fantástica civilização Asteca. Segundo a Carta de Relación, escrita por Hernán Cortez ao rei da Espanha (Carlos I), Cuauhtemóc “me disse em sua língua que já havia feito de tudo para defender seu povo e que agora fizesse com ele o que quisesse; pegou meu punhal e pediu para ser apunhalado..”.
          Inicialmente, Cortez não tinha interesse em elimina-lo, pois seria um aliado na reconstrução de Tenochtitlán. Com o passar dos anos e as crescentes tensões entre a população autóctone e os espanhóis, o conquistador ibérico mandou torturar o líder Asteca em uma manhã como a de hoje, há 490 anos.
          Neste exato momento, em qualquer instituição dentro do México, a bandeira do País está hasteada a meio-mastro. Uma bela homenagem ao “jovem avô do México” como definiu com maestria o poeta local Ramón Velarde.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

O pai do 'combustível do futuro'



Cavendish reconheceu o hidrogênio como elemento quimico 
         
           Na tarde de 23 de fevereiro de 1765 o hidrogênio foi descoberto. Tímido, antissocial e solitário, o inglês Henry Cavendish tinha 33 anos quando combinou metais com ácidos fortes que deram origem ao gás hidrogênio.
          É creditado a esse químico e físico da Universidade de Cambridge essa descoberta porque ele reconheceu o hidrogênio como elemento químico. O hidrogênio – que Cavendish chamava de “ar inflamável” - é considerado o combustível do futuro por ser uma fonte de energia renovável, inesgotável e não poluente.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Copérnico e o Heliocentrismo


Copérnico: vida acadêmica intensa e descobertas revolucionárias

          Seu nome era Mikolaj Kopernik, mais conhecido pela versão latinizada como Nicolau Copérnico. Polonês de origem, nasceu em 19 de fevereiro de 1473. Esse astrônomo cravou seu nome na história ao elaborar a teoria Heliocêntrica - que colocava o sol como centro do sistema solar, contrariando a teoria geocêntrica em voga na época e irremovível há 14 séculos - desde Ptolomeu e Aristóteles. 
          Antes de Copérnico, outros astrônomos e matemáticos na antiguidade já defendiam a teoria de que a Terra não era o centro do sistema solar. Um deles foi Aristarco de Samos, na Grécia antiga. Copérnico foi o autor do primeiro tratado de astronomia heliocêntrica defendendo que a Terra gira em torno de seu próprio eixo e do sol. Galileu Galilei no século seguinte confirmou a versão copérnica.
          A obra original do astrônomo polaco ficou retida com ele até a sua morte em 1543. Hoje ela pode ser conferida junto de seus instrumentos na renomada universidade Collegium Maius, na Cracóvia, capital polonesa.

"A sabedoria da natureza é tal, que não produz nada de supérfluo ou inútil"
 Nicolau Copérnico
   

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Baudin: vida por uma causa


Nicolas Baudin: 1754 - 1803
         
          “Você se torna aquilo que adora” é o título de um livro de J.K. Beale. A frase se encaixa como uma luva para definir a trajetória do explorador e botânico francês Nicolas Baudin, nascido há 261 anos na ilha de Ré, separada da França por apenas 3 km.
          Baudin passou a infância explorando a fauna e flora dessa ilha de apenas 30km x 5km e se habituou com a vizinhança com o mar. Fascinado pela natureza e dono de um caráter expansivo, se tornou marinheiro. Aos 46 anos liderou a famosa Expedição Baudin, com objetivo de mapear a costa da Austrália e explorar a sua natureza exótica entre 1800 e 1803.
          Contando com dois barcos – chamados de Géographe e NaturalisteBaudin conduziu dezenas de botânicos, zoólogos, geógrafos, jardineiros, astrônomos e pintores de paisagens naturais. Foram os pioneiros a investigar o lado ocidental da Austrália – onde até hoje muitas ilhas ainda tem nomes franceses devido a essa expedição.
Embarcações: Géographe e Naturaliste
 
          Nessa histórica jornada, apenas seis acadêmicos sobreviveram. Muitos morreram no mar, outros desembarcaram nas ilhas Maurício (no Oceano Indico) doentes – entre eles, o próprio Baudin, que morreu de tuberculose. Nascido em uma ilha, marcado por explorar cientificamente um continente-ilha (Austrália) e morto numa ilha distante da França a mais de 9 mil km. Era o seu destino. Seu legado para a humanidade. A verdade da vida dele.    

 Voyage de découvertes aux terres australes

-          “Viagem de descoberta das terras australianas” acabou se tornando a primeira publicação do mapa da Austrália, por François Péron, um dos seis sobreviventes que completaram a Expedição Baudin.  

-          Mais de 200 mil espécies de animais, plantas e pássaros recolhidos e catalogados nessa expedição foram depositadas no Museu Nacional de História Natural da França e outros foram enviados para o jardim da Imperatriz Josefine, esposa de Napoleão Bonaparte.  
A equipe de Baudin deixou registros escritos em uma rocha no sul da Austrália
 
OBS: Artigo dedicado a minha noiva Marcela, aniversariante de hoje.

 

domingo, 15 de fevereiro de 2015

Galileu Galilei: Rompedor de paradigmas


         
Galileu Galilei: um inesgotável pesquisador do espaço
 
 
          Nasceu em um dia como hoje, em 1564, o físico e astrônomo Galileu Galilei. O "pai da ciência moderna", como é conhecido, rompeu a investigação filosófica com o método cientifico - onde qualquer teoria ou raciocínio precisa ser rigorosamente experimentado e checado para se chegar o mais próximo possível da verdade (método empírico).
          Natural de Pisa, esse italiano aperfeiçoou a capacidade do telescópio - inventado por Hans Lippershey - e descobriu que havia montanhas na lua, manchas no sol, satélites em Júpiter, anéis em Saturno e estrelas na via láctea. Tudo isso contribuiu para deitar por terra a falsa ideia de que no universo tudo era perfeito e no nosso planeta não. Além de esmagar a teoria geocêntrica de que a Terra é o centro do universo. 
          Galileu teve uma vida longa, quase 78 anos, e é uma daquelas figuras que deixaram um legado de importância incontornável para a humanidade.       

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

"El Drake": terror no mar da Colômbia



Plano original de Drake para invadir Cartagena de Índias


          Astuto e talentoso aos extremos para exercer a atividade corsária de saquear pelos mares americanos no século XVI, o pirata inglês Francis Drake era um terror, sobretudo, para os colonizadores espanhóis. Na madrugada de 9 de fevereiro de 1586 o lendário navegador penetrou pela península de Bocagrande e através de lá invadiu com ímpeto a cidade de Cartagena de Índias, na Colômbia.
          Implacável, o capitão inglês ordenou que milhares de casas fossem incendiadas e mandou que a Catedral local fosse demolida com tiros de canhão. Sem saída, os governantes da cidade lhe deram 107 mil moedas de ouro e permitiram que "El Drake" pegasse jóias, o sino da igreja e parte da artilharia militar pesada do litoral da bonita ciudad.
          Depois disso, Drake viveria por mais dez anos, morrendo a bordo da nau Defiance e sendo enterrado no mar, próximo do atual Panamá, num caixão de chumbo.    
 

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Primeiro Presidente dos vizinhos


         
Rivadavia: primeiro Presidente da Argentina
 
 
          Como um aristocrata típico do século XIX, o nome dele era extenso: Bernardino de la Trinidad González Rivadavia y Rivadavia. Foi eleito em 7 de fevereiro de 1826 pelo Congresso como o primeiro Presidente da Argentina após a independência da nação do rio da Prata. 
          Centralizador, achava-se que era o perfil ideal para unir o País. Porém, Rivadavia ficou apenas um ano e meio no governo, fundando a Universidade de Buenos Aires e melhorando aspectos urbanísticos da capital argentina.
          Incapaz de lidar com as rebeliões provinciais e com a guerra pela província Cisplatina (atual Uruguai), renunciou em 1827. Atravessou o atlântico e passou os últimos anos de sua vida na Europa. 

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Marley faria hoje 70 anos..



Bob Marley popularizou a música Reggae


          Se estivesse vivo, hoje Bob Marley completaria 70 anos. Ele foi o mentor da popularização da música Reggae e ícone da juventude por defender conceitos de igualdade, libertação, paz e amor universal - sua carreira durou de 1962 á 81. O jamaicano foi o primeiro astro musical - de relevo internacional - oriundo do terceiro mundo. Rebelde, genial e com frases de efeito que ecoaram por gerações, o Rei do Reggae é considerado um dos maiores músicos de todos os tempos. Está previsto para hoje, na cidade de Negril, na Jamaica, o último show do evento "One love", em homenagem ao eterno ídolo.

Nome: Robert Nesta Marley
* 6 de fevereiro de 1945
+ 11 de maio de 1981

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

TEMPOS MODERNOS: 79 ANOS

          
 
          Nesta data, em 1936, era lançado oficialmente o filme Tempos Modernos, com o ator Charlie Chaplin como protagonista. Um marco do cinema. Sempre esquerdista, o talentoso comediante interpretou um vagabundo tentando sobreviver a duras penas em uma sociedade marcada pelo capitalismo predatório, pela exploração das grandes corporações e aos maus tratos sofridos pelos trabalhadores desde a Revolução Industrial. Crítico, comovente e intenso.