terça-feira, 30 de junho de 2015

Tunguska: 185 bombas de Hiroshima

Reconstituição artística

      Há 107 anos, o fenômeno de Tunguska chocou a Terra. Durante décadas, ninguém soube explicar o que realmente aconteceu no centro da Sibéria para que 200 quilômetros quadrados fossem devastados e milhares de árvores fossem destruídas. Na década de 1920 algumas expedições foram realizadas até chegarem a cratera do impacto. Hoje, é consenso que se tratou de um asteroide de cerca de 30 metros que vaporizou-se na atmosfera terrestre antes de se chocar com a superfície - a explosão foi equivalente a 185 bombas de Hiroshima. Por sorte, o fenômeno aconteceu em um local inóspito e quase desabitado da Terra.
       “Se alguém quiser começar uma conversa sobre as questões dos asteróides, a palavra que se deve dizer é Tunguska”, disse Don Yeomans à NASA, no centenário do fenómeno. "Na era moderna, é a única entrada de um grande meteoróide que se conhece e de que há testemunhas em primeira mão”, explicou o então responsável pelo departamento dos Objectos Próximos da Terra do Laboratório de Jet Propulsion da NASA. Hoje, a população mundial é de aproximadamente 7 bilhões de habitantes, portanto, um novo asteroide de proporções similares, provavelmente, não escaparia aos nossos olhos. 

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Pizarro e o cruel desfecho da Civilização Inca

 
 
 
      Um dos principais exploradores espanhóis que invadiram a América no período das Grandes Navegações faleceu em um dia como hoje há 474 anos. Francisco Pizarro é célebre por ter conquistado o Império Inca, cuja sede era no atual Peru, com ajuda de alguns cacicados locais. Os Incas formavam uma avançada civilização nativa das Américas que ia da atual Colômbia até o Chile com população de 12 milhões de pessoas, cultura complexa, sistema de irrigação e exército sólido. Ávidos por ouro e com aval para conquista territorial emitida pelo Rei Carlos I, os espanhóis, inicialmente, invadiram a região com apenas 167 soldados e 37 cavalos. Após encontros muito tensos com Atahualpa - que seria o último imperador Inca - os espanhóis conseguiram tomar o território, aprisiona-lo para mais tarde convertê-lo ao cristianismo e estrangula-lo, além de recolher a maior quantidade de ouro possível.
      Pizarro fundou em 1535 a "Cidade dos Reis", atual Lima, e ali começava a colonização europeia. Está sepultado em uma Catedral nesta mesma cidade.   
 
Documentário do Discovery Channel:  
 

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Cousteau: O DNA dos mares



      Há 18 anos, em Paris, deixava este mundo o oceanógrafo e explorador dos mares Jacques-Yves Cousteau. O oficial da marinha francesa se tornou mundialmente conhecido por suas viagens de pesquisa a bordo do Calypso e pelo premiado longa-metragem de 1956 "O mundo silencioso".
      Ao lado do compatriota Émile Gagnan, inventou o "Aqua Lung", o equipamento de mergulho autônomo que substituiu na década de 1940 o então pesado escafandro. Seu funeral foi celebrado na Catedral de Notre-Dame, em 25 de junho de 1997.
 
Legados de Cousteau 
 
- Desvendou o mundo submarino em mais de 115 filmes e documentários
- Descobriu novas espécies marinhas
- Foi um dos inventores do "Aqua Lung"
- Adaptou as câmeras fotográficas ao ambiente aquático
- Contribuiu para a medicina submarina
- Foi um ferrenho defensor do meio ambiente
ABAIXO, O AQUALUNG E O VELHO ESCAFANDRO.

domingo, 21 de junho de 2015

11 anos sem o pupilo de Vargas


        política brasileira perdeu no dia 21 de junho de 2004 uma de suas maiores figuras no século XX. O presidente nacional do PDT e ex-governador do RJ e RS, Leonel Brizola morreu, aos 82 anos, vítima de uma infecção pulmonar. Ele foi internado à tarde e seria transferido para outro hospital quando se sentiu mal, vindo a sofrer no fim da tarde, um ataque cardíaco. O politico gaúcho foi o único na história eleito pelo povo para governar dois Estados diferentes - RS e RJ. Foi lançado na vida pública por Getúlio Vargas.

terça-feira, 9 de junho de 2015

Nero: A marca da controvérsia

Nero 1.JPG
      Faleceu há 1947 anos um dos imperadores mais controversos da Roma antiga. Seu nome: Nero Claudius Cæsar Augustus Germanicus. Popularmente conhecido como Nero; foi Imperador entre os anos de 54 e 68. A maioria das fontes que sobreviveram até os dias de hoje o descrevem de maneira negativa.
      Sabe-se que seu governo teve grande impacto no comércio, na diplomacia e nas construções de teatro e provas atléticas. Foi um implacável perseguidor de cristãos e associado a inúmeras execuções, incluindo parentes próximos como sua própria mãe Agripina, um meio-irmão e sua primeira esposa, Claudia Octávia, casando-se logo depois com Popeia Sabina.
      O fato mais célebre sobre esse excêntrico personagem foi o incêndio que devastou Roma. Foram destruídos por completo quatro dos catorze distritos da cidade e outros sete ficaram muito danificados. Não se sabe com clareza se foi por acidente ou premeditado. Grande parte das fontes alega que cometeu suicídio.

   
O historiador Tácito, contemporâneo, descreve-o assim :
Cquote1.svg
"Contudo, nem por indústria humana, nem por larguezas do imperador, nem por sacrifícios aos deuses, foi conseguido afastar a má fama de que o incêndio tinha sido mandado. Assim pois, com o fim de extirpar o rumor, Nero inventou uns culpáveis, e executou com refinadíssimos tormentos os que, aborrecidos pelas suas infâmias, chamava o vulgo cristãos. O autor deste nome, Cristo, foi mandado executar com o último suplício pelo procurador Pôncio Pilatos durante o Império de Tibério e, reprimida a perniciosa superstição, irrompeu de novo não somente por Judeia, origem deste mal, senão pela urbe própria, aonde conflui e se celebra quanto de atroz e vergonhoso houver por onde quer. Assim, começou-se por deter os que confessavam a sua fé; depois pelas indicações que estes deram, toda uma ingente multidão (multitudo ingens) ficaram convictos, não tanto do crime de incêndio, quanto de ódio ao gênero humano. A sua execução foi acompanhada por escárnios, e assim uns, cobertos de peles de animais, eram rasgados pelos dentes dos cães; outros, cravados em cruzes eram queimados ao cair o dia como se fossem luminárias noturnas. Para este espetáculo, Nero cedera os seus próprios jardins e celebrou uns jogos no circo, misturado em vestimenta de auriga entre a plebe ou guiando ele próprio o seu carro. Daí que, ainda castigando os culpáveis e merecedores dos últimos suplícios, tinham-lhes lástima, pois acreditavam que o castigo não era por utilidade pública, mas para satisfazer a crueldade dele próprio"

domingo, 7 de junho de 2015

Tratado de Tordesilhas: 521 anos

        Após aportar na América em 1492 comandados pelo navegador italiano Cristovão Colombo, a Coroa da Espanha passou a se preocupar em explorar e proteger as terras "descobertas" no novo mundo. Acontece que os vizinhos portugueses também eram uma potência econômica com vasta tradição marítima e queriam explorar novas rotas. A via consensual para ambas as nações foi estabelecer um acordo diplomático para que pudessem navegar, explorar e colonizar novos territórios.
        O Tratado de Tordesilhas foi firmado em 7 de junho de 1494 na povoação de Tordesilhas. Ficou acordado que uma linha imaginária há 370 léguas da ilha de Cabo Verde serviria de divisão para as terras que pertenceriam a Portugal (as do leste) e Espanha (as do oeste). Esse Tratado ficou em vigor até 1750 quando o Tratado de Madri reconfigurou a geopolítica das colônias na América depois de séculos de confusão territorial e desobediência ao que ficou determinado em Tordesilhas.

* Apesar do equívoco de três dias em relação a data, o vídeo abaixo ajuda a elucidar o fato.  
 
 

sábado, 6 de junho de 2015

O Adeus do pai da Psicologia Analítica

        Muito provavelmente você já pronunciou palavras como "extrovertido" e "introvertido" ou até mesmo já ouviu falar de expressões como "inconsciente coletivo". Pois saiba que até você já foi influenciado por Carl Jung - psiquiatra, psicoterapeuta e inventor da Psicologia Analítica.
        Hoje fazem 54 anos que esse suíço de Kesswil deixou este mundo. Ao lado de Sigmund Freud, Jung é um dos maiores nomes quando se trata de referências em estudos psíquicos. Apesar da grande amizade e admiração mútua, havia diferenças entre eles. Entre outros pontos, Jung não aceitava a visão de Freud de que toda repressão tinha origem em traumas sexuais, enquanto Freud rejeitava o interesse de Jung pelas questões espirituais e mitológicas.
        Morreu em sua casa, nas margens do Lago Zurique, aos 86 anos. 

"O que não enfrentamos em nós mesmos encontraremos como destino".
(Carl Jung)

Carl Gustav Jung
* 26/07/1875, Kesswil (Suíça)
+ 06/06/1961, Kusnach (Suíça)

quinta-feira, 4 de junho de 2015

ECO 92: A nova Era que não aconteceu

       
         Em 4 de junho de 1992, líderes de 180 nações iniciam a ECO 92, no Rio de Janeiro. Esta conferência teve grande importância histórica ao chamar a atenção da opinião pública mundial, pela primeira vez, para as ligações entre os problemas ambientais do planeta, as condições econômicas e a justiça social.
 
Charge criticando a pouca efetividade do evento.
 
 

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Raúl Castro: 84

Raúl Castro e o presidente norte-americano Barack Obama: cena histórica.
         O Presidente e revolucionário cubano Raúl Castro completa hoje 84 anos. O irmão caçula do revolucionário comunista cubano Fidel Castro também nasceu no povoado de Birán; que contava apenas com cerca de 4 mil habitantes na década de 1930. Filhos de um camponês imigrante da Galícia, os irmãos Castro se tornaram, ao lado de Ernesto Che Guevara, ícones do movimento socialista nas Américas. Raúl era militar, estudou Ciências Sociais e era socialista convicto. Conheceu Guevara durante o tempo que esteve exilado no México nos anos 1950. Raulzito passou a maior parte de sua carreira politica como Ministro das Forças Armadas Revolucionárias de Cuba e como membro da alta cúpula do Conselho Geral da Nação caribenha mais populosa.
          Recentemente reatou relações diplomáticas com os Estados Unidos depois de 53 anos de imbróglio.

La Revolución

Raúl Castro com Che Guevara: foto de 1958.
          Apoiada por grupos populares e camponeses pobres, a Revolução Cubana conseguiu destronar a ditatura de Fulgencio Batista sob a liderança de Fidel Castro. Raúl foi o combatente do Exército Rebelde na campanha de Sierra Maestra e posteriormente nomeado comandante. Os detalhes da campanha guerrilheira estão no livro Diários de Guerra, de autoria de Che Guevara e do próprio Raúl.