terça-feira, 3 de março de 2015

Graham Bell: o inventor do telefone?

Alexander Graham Bell: 1847 - 1922 (75 anos)
 
 
          "Nunca ande por trilhas, assim só irá por onde outros já foram". Essa frase de apelo a originalidade foi dita por ele. O escocês Alexander Graham Bell, nascido em 3 de março de 1847. O homem que aperfeiçoou conceitos para transmitir a fala eletricamente e criar o telefone - embora extremamente contestado, pois outros pesquisadores como Elisha Gray e o italiano Antônio Meucci já haviam desenvolvido sistemas para transmissão de sons por cabos telegráficos.
          Bell registrou seu aparelho eletromagnético que permitia a comunicação simultânea entre dois pontos a uma longa distância entre si no escritório de patentes de Nova Iorque. Mais tarde fundou aquela que seria a maior companhia telefônica do mundo (American Telephone & Telegraph).
          O motivo das vantagens institucionais que Bell teve diante dos rivais são difíceis de esmiuçar, mas certamente as coisas acontecem mais nos bastidores e nas entrelinhas do que diretamente. Por isso, a polêmica sobre quem realmente inventou o telefone está longe de acabar. Certeza mesmo é que nasceu em um dia como hoje um dos homens que contribuíram de forma inestimável para a comunicação na humanidade.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário