sábado, 15 de agosto de 2015

Napoleão Bonaparte: Ambição em estado puro

        “A altura de um homem não se mede da cabeça aos pés, mas da cabeça ao céu.” Essa frase de Napoleão Bonaparte explana seu caráter ambicioso e magnânimo. O líder militar e politico dos últimos estágios da Revolução Francesa nasceu em um dia como hoje em 15 de agosto de 1769 na Córsega. Ao se proclamar Imperador da França no inicio do século XIX - tirando a coroa das mãos do Papa e se auto coroando - iniciou o domínio francês sobre grande parte da Europa nas chamadas Guerras Napoleônicas.
        A sociedade francesa passava por um momento de transições bruscas. A burguesia insatisfeita com os jacobinos, formados por revolucionários radicais. Por outro lado, as monarquias tradicionais europeias, que temiam que os ideais revolucionários de "Liberdade, igualdade e fraternidade" se disseminassem pelo continente. Seu governo pode ser dividido em três partes:
 
- Consulado (1799-1804)
- Império (1804 - 1815)
- Governo dos Cem Dias (1815)

Carreira militar e legados

        As campanhas militares de Napoleão são estudadas por academias militares até hoje. O comandante de 1,68m, exímio estrategista na arte bélica, tinha como característica principal o "coup oeil" ("golpe de olhar"); observando as forças rivais, rapidamente conseguia elaborar uma tática para ter vantagem. Obteve derrotas grandiosas para russos e ingleses, mas sua carreira militar é soberba.
        Como estadista, criou o Banco da França, reduziu a inflação, aumentou a produção industrial, usou a religião católica como poder politico e implantou leis como o casamento civil (separado do religioso), respeito à propriedade privada, direito à liberdade individual e igualdade de todos ante a lei. Está em vigor até hoje, embora com consideráveis alterações legislativas posteriores.  
        É considerado, exageradamente, por um conceituado autor israelense como "o homem mais competente que já existiu".

SAIBA MAIS


  

Um comentário: