Cópia romana da estátua de Alexandre feita por Lisipo, que segundo o biógrafo Plutarco, são as que retratam com mais fidelidade a imagem do conquistador macedônio. |
Em 20 de julho de 356 a.C., nascia na Macedônia, próximo a Grécia antiga, o maior general militar que se tem notícia. Alexandre, o Grande, fomentou um dos maiores impérios que o mundo conheceu - indo da Grécia até a atual fronteira do Paquistão com a Índia. Filho do Rei macedônio Felipe II, ele teve uma vida curta e recheada de glórias - exatamente como queria.
Subindo ao trono com 20 anos, Alexandre melhorou o exército herdado de seu pai, reconfigurou grande parte da logística e promoveu a penetração da cultura grega na Ásia (helenismo) através de sua campanha militar naquela região. Desde a idade antiga, seu gênio militar é largamente estudado por pesquisadores de várias gerações. Estrategista talentoso, derrotou os persas, liderados pelo rei Dario, em batalhas memoráveis. Sua ambição, expansionismo e cultura bélica atravessaram milênios. As poucas fontes que sobreviveram ao tempo relatam que foi um grande soldado e uma personalidade influente e inspiradora.
Conheça as últimas batalhas de Alexandre comentadas por especialistas conceituados e as hipóteses polêmicas de sua morte precoce, com quase 33 anos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário