sexta-feira, 10 de julho de 2015

Tesla: Luzes indeléveis para o mundo

Nikola Tesla foi um divisor de águas para o Planeta
 
        Sem ele, nenhum equipamento eletroeletrônico existiria, inclusive este que você esta usando para ler este texto. Nikola Tesla, o "homem que espalhou luz pela face da Terra" nasceu em um dia como hoje em 10 de julho de 1859 no atual território da Croácia. Filho de pais sérvios ortodoxos, o inventor e engenheiro elétrico radicado nos Estados Unidos faz parte do Hall de homens que mudaram o curso da humanidade.
        Após longos conflitos ideológicos e tecnológicos com Thomas Edison, ele introduziu a corrente alternada que usamos até hoje para acender as luzes, contradizendo o norte-americano, que defendia a corrente contínua de energia. Lançou as bases para o surgimento do rádio, a robótica, o controle remoto, o radar, a ciência computacional, a balística, a física nuclear e a física teórica.
        Em fevereiro de 1882, Tesla descobriu o campo magnético rotativo, um princípio fundamental na física e na base de quase todos os dispositivos que usam corrente alternada. Tesla brilhantemente tinha adaptado o princípio da rotação do campo magnético para a construção do motor de indução alternado atual e o sistema polifásico para a geração, transmissão, distribuição e utilização de energia elétrica.
        Hoje a eletricidade é gerada a partir da conversão da energia mecânica por meio de suas invenções. Contudo, é consenso entre todos aqueles que conhecem a história de Tesla e as necessidades do mundo moderno que a sua maior conquista foi o sistema polifásico de corrente alternada, que é hoje a forma como todo o globo é iluminado.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário