sábado, 31 de outubro de 2015

Fato Novo na política brasileira

 
31 de outubro de 2010. Dilma Rousseff é a primeira mulher eleita a Presidência do Brasil.

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Estátua da Liberdade: Laços com a maçonaria

 
        É o símbolo da mentalidade Liberal norte-americana. A Estátua da Liberdade foi inaugurada na data de hoje de 1886 na entrada do Porto de Nova Iorque, nos Estados Unidos. Foi um presente da França em sinal de amizade aos EUA na comemoração do centenário da Independência da Nação mais rica das Américas e pelo apoio intelectual que os estadunidenses deram para eles durante a Revolução Francesa, em 1789.
        A ideia original partiu do escultor Frederic Bartholdi, que apoiado pelo engenheiro Gustave Eiffel - o mesmo que construiu a Torre Eiffel, em Paris - , deram forma ao sonho de erguer essa obra colossal de quase 93 metros de altura. Inclusive, por ser maçom, o escultor francês incrementou elementos como a tocha, o livro na mão esquerda e os sete espigões em torno da cabeça.       
 
Curiosidade
 
        Com as suas 24.635 toneladas, é atualmente a estátua mais pesada do mundo, segundo o Guinness Book.

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Napoleon Hill e a alma norte-americana

       
*1883  +1970
 
        "Á vida é curta demais;e temos muita coisa útil a realizar; de maneira que não se justifica a nossa preocupação em responder na altura a todas as coisas desagrádáveis que ouvimos". Poucos homens tiveram tanta influência na área de realização pessoal como Napoleon Hill. Fiel escudeiro e assessor de Presidentes norte-americanos como Woodrow Wilson (1912-21) e Franklin Roosevelt (1933-45).
        Nascido em 26 de outubro de 1883 em berço humilde na Virginia, Hill teve uma infância e adolescência difícil. A grande ruptura em sua vida aconteceu após entrevistar um dos homens mais ricos de seu tempo, o empresário Andrew Carnegie. O milionário escocês lhe propôs investigar minuciosamente virtudes de pessoas triunfadoras e que desenvolvesse um curso que permitisse aos interessados desenvolver estas características. O Sr. Andrew deu a Hill exatos 60 segundos (sem que ele soubesse disso) para decidir se aceitaria ou não este desafio. Segundo o milionário, os homens que tomam decisões prontamente são capazes de mover-se com uma determinação de propósitos muito maior.
        Napoleon Hill dedicou mais de duas décadas investigando grandes vencedores, e suas carreiras, a fim de identificar as razões pelas quais tantos e tão poucos conseguem alcançar o sucesso. Entrevistou mais de 16.000 pessoas dentre elas os 500 milionários mais importantes da época e que mostraram a ele a fonte de suas riquezas. O resultado saiu em 1928 com a obra "A Lei do Triunfo", onde relata que "a mente em Harmonia em torno de um objetivo principal bem definido, criam o espírito de corpo, ou seja, passa a ter uma mente superior que une e orienta para o resultado."    

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Capistrano: Uma lufada de ar fresco na historiografia brasileira

        Ele foi o contraponto do historiador Francisco Varnhagen tanto na abordagem das fontes quanto na metodologia de pesquisa. Capistrano de Abreu nasceu em um dia como hoje, de 1853, em Maranguape, no Ceará. Dedicou-se ao estudo da história colonial brasileira, elaborando uma teoria da literatura nacional, tendo por base os conceitos de clima, terra e raça, que reproduzia os clichês típicos do colonialismo europeu acerca dos trópicos, invertendo, todavia, o mito pré-romântico do "bom selvagem". 
        Autodidata e poliglota, o pesquisador cearense criticava Varnhagen por omitir fontes e por excluir a contribuição de negros e indígenas na formação do povo brasileiro. Após passar no concurso da Biblioteca Nacional como bibliotecário, mudou-se para o Rio de Janeiro
        Segundo Francisco Iglesias, autor do livro Historiadores do Brasil, "..na Biblioteca Nacional, Capistrano passa a lidar com livros raros, a ler o que só aí se encontra, a lidar com documentos, aprendendo a lê-los e a interpretá-los convenientemente. Sem essa experiência, ele jamais teria realizado o que realizou”. Morreu no Rio de Janeiro, aos 74 anos.   

"As obras do amor são as únicas que pagam o sacrifício" Capistrano de Abreu.

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Aniversário do IHGB

 
        O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) é a mais antiga e tradicional entidade de fomento da pesquisa e preservação histórico-geográfica, cultural e de ciências sociais do Brasil, fundado em 21 de outubro de 1838. O Instituto foi criado em 1838, em assembleia da Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional, por uma proposta do cônego Januário da Cunha Barbosa e do Marechal Raimundo José da Cunha Matos. A sua criação, juntamente com o Arquivo Público do Império, que se somavam à Academia Imperial de Belas Artes, integrou o esforço dos conservadores (Regência de Pedro de Araújo Lima), para a construção de um Estado imperial centralizado e forte.
        O IHGB foi criado com duas diretrizes centrais para seus trabalhos: a co­leta e publicação de documentos rele­vantes para a história do Brasil e o incentivo, ao ensino público, de estu­dos de História. O Instituto foi criado com duas diretrizes centrais: a coleta e publicação de documentos rele­vantes para a história do Brasil e o incentivo, ao ensino público, de estu­dos de natureza histórica. A História do Brasil, a ser escrita pelos membros do IHGB, deveria ressaltar os valores ligados à unidade nacional e à centralização política, colocando a jovem nação brasileira como herdeira e continuadora da tarefa civilizadora portuguesa.

domingo, 18 de outubro de 2015

Bergson: A Intuição da Duração

Henri Bérgson viveu 81 anos.
 
        Nasceu em 18 de outubro de 1859 o filósofo francês Henri Bérgson. Judeu, filho de pai polaco e mãe inglesa, a sua filosofia é a princípio uma negação, isto é, uma crítica às formas de determinismo e “coisificação” do homem. Em outras palavras, a sua pesquisa filosófica é uma afirmação da liberdade humana frente as vertentes científicas e filosóficas que querem reduzir a dimensão espiritual do homem a leis previsíveis e manipuláveis, análogas as leis naturais e biológicas.
        Seu pensamento está fundamentado na afirmação da possibilidade do real ser compreendido pelo homem por meio da intuição da duração – conceitos que perpassam toda sua bibliografia. O próprio filósofo chegou a dizer que para compreender a sua filosofia é preciso partir da intuição da duração.
 
Conceitos
 
        Duração, na obra de Bergson, é o correr do tempo uno e interpenetrado, isto é, os momentos temporais somados uns aos outros formando um todo indivisível e coeso. Oposto ao tempo físico ou sucessão divisível que é passível de ser calculado e analisado pela ciência, o tempo vivido é incompreensível para a inteligência lógica por ser qualitativo, enquanto o tempo físico é quantitativo.
        Tempo e espaço não pertencem à mesma natureza, tanto que podemos afirmar que a consciência (duração interna) e o “tempo espacilizado” se opõem. Esse último é criticado pelo filósofo como uma das expressões da vertente determinista das ciências e filosofias.

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Decretos no auge da Ditadura

Costa e Silva: Deixou o Poder por motivos de enfermidade.
        O Ato Institucional número dezesseis (AI-16) e o Ato Institucional dezessete (AI-17) foram baixados pela junta militar em 14 de outubro de 1969, durante o governo de Costa e Silva, considerado um dos mais brutais do regime ditatorial militar. No AI-16 outorgou-se que, devido a ausência do Presidente Costa e Silva, que havia sofrido um derrame cerebral, a chefia do Poder Executivo passaria a ser exercida provisoriamente pelas juntas militares - até 30 de outubro daquele ano, quando Emílio Garrastazu Médici deu inicio ao auge da Ditadura Militar, com torturas e censuras ás instituições civis, num tempo conhecido como Anos de Chumbo. O AI-17, editado no mesmo dia, autorizava a junta militar brasileira a colocar na reserva os militares que "tivessem atentado ou viessem a atentar, comprovadamente, contra a coesão das forças armadas". Uma forma encontrada para conter a oposição surgida em algumas áreas militares pela indicação de Médici.       
O AI-16 e o AI-17 marcaram a transição para o governo de Garrastazu Médici

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Europeus chegam á América

Retrato de Cristovão Colombo feito no inicio do século XVI
         Há 523 anos, Cristovão Colombo chegara á América. Segundo as fontes oficiais, em 12 de outubro de 1492 o navegador genovês desembarcou em uma ilha da atual América Central, cujos habitantes locais chamavam de Guanahani - atualmente é onde se localiza as Bahamas e Colombo batizou de San Salvador. Patrocinado pelo Reino de Castela (Espanha), Colombo fez uma viagem de cinco semanas com intuito de chegar ás Índias, mas encontrou, navegando sempre á oeste, o que viria a ser a América.

Primeiras impressões

Representação feita no século XIX
        
 
 
       
        Ás duas horas da madrugada, o marinheiro Rodrigo de Triana, que estava em uma das duas pequenas caravelas, avistou terra. Colombo, comandando a Nau, ordenou atracar no território. Sobre os primeiros contatos com os índios aruaques, ele escreveu em seu diário:  "Muitos dos homens que já vi têm cicatrizes em seus corpos, e quando eu fazia sinais para eles para descobrir como isso aconteceu, eles indicavam que pessoas de outras ilhas vizinhas chegavam a San Salvador para capturá-los e eles se defendiam o melhor possível. Acredito que as pessoas do continente vêm aqui para tomá-los como escravos. Devem servir como ajudantes bons e qualificados, pois eles repetem muito rapidamente o que lhes dizemos. Acho que eles podem muito facilmente ser cristãos, porque eles parecem não ter nenhuma religião. Se for do agrado de nosso Senhor, vou tomar seis deles de Suas Altezas quando eu partir, para que possam aprender a nossa língua."
        Observou que a falta de armamento moderno e até mesmo espadas e lanças forjadas de metal era uma vulnerabilidade tática, escrevendo: "Eu poderia conquistar a totalidade deles com 50 homens e governá-los como quisesse."
        Nota-se no discurso do navegador italiano a mentalidade do europeu daquele período. O continente americano nunca mais seria o mesmo.    
 
Filme editado:

domingo, 11 de outubro de 2015

Mato Grosso do Sul, 38 anos

 
 
Parte do Pantanal fica no MS; é a maior planície de inundação contínua do mundo.
        A grande extensão do então Estado do Mato Grosso fazia com que ele não fosse eficazmente administrado. Durante a Ditadura Militar, o Presidente Ernesto Geisel já trabalhava com a ideia de desmembrar o antigo sul de Mato Grosso em 1975, com a tese Divisão político-administrativa do Mato Grosso, que a Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG) publicou, e cujos dados basearam a campanha intensificada pelo desmembramento.
        Geisel comunicou que o governo federal decidiu sobre o assunto durante uma reunião com o governador José Garcia Neto no dia 4 de maio de 1977. De acordo com o primeiro projeto de lei, o novo estado seria chamado de Campo Grande. Quando o Congresso Nacional aprovou a lei e o presidente do Brasil sancionou, em 11 de outubro do mesmo ano, o nome do estado foi mudado para Mato Grosso do Sul. Foi decidido que a capital do novo estado seria Campo Grande.

sábado, 10 de outubro de 2015

Pac-man: um clássico jogo universal

        Há 36 anos, no dia 10 de outubro de 1979 o jogo Pac-man começou a ser vendido. Virou febre logo depois, com a expansão do videogame Atari para o mundo. Inclusive, quem comprava o Atari, ganhava o cartucho do Pac-man. Todo mundo queria fazer o bichinho redondinho comer suas 240 pastilhas e passar de fase, sempre fugindo dos fantasmas.
        O mais legal era comer uma das quatro pílulas do poder, que conferiam ao Pac-man o poder de continuar comendo as pastilhas ao mesmo tempo que poderia matar os fantasminhas. Sem a pílula mágica, ao encostar em um deles perdia uma vida. A ideia nasceu de Tohru Iwatani, designer de jogos da empresa Namco.