Retrato de Cristovão Colombo feito no inicio do século XVI |
Há 523 anos, Cristovão Colombo chegara á América. Segundo as fontes oficiais, em 12 de outubro de 1492 o navegador genovês desembarcou em uma ilha da atual América Central, cujos habitantes locais chamavam de Guanahani - atualmente é onde se localiza as Bahamas e Colombo batizou de San Salvador. Patrocinado pelo Reino de Castela (Espanha), Colombo fez uma viagem de cinco semanas com intuito de chegar ás Índias, mas encontrou, navegando sempre á oeste, o que viria a ser a América.
Primeiras impressões
Representação feita no século XIX |
Ás duas horas da madrugada, o marinheiro Rodrigo de Triana, que estava em uma das duas pequenas caravelas, avistou terra. Colombo, comandando a Nau, ordenou atracar no território. Sobre os primeiros contatos com os índios aruaques, ele escreveu em seu diário: "Muitos dos homens que já vi têm cicatrizes em seus corpos, e quando eu fazia sinais para eles para descobrir como isso aconteceu, eles indicavam que pessoas de outras ilhas vizinhas chegavam a San Salvador para capturá-los e eles se defendiam o melhor possível. Acredito que as pessoas do continente vêm aqui para tomá-los como escravos. Devem servir como ajudantes bons e qualificados, pois eles repetem muito rapidamente o que lhes dizemos. Acho que eles podem muito facilmente ser cristãos, porque eles parecem não ter nenhuma religião. Se for do agrado de nosso Senhor, vou tomar seis deles de Suas Altezas quando eu partir, para que possam aprender a nossa língua."
Observou que a falta de armamento moderno e até mesmo espadas e lanças forjadas de metal era uma vulnerabilidade tática, escrevendo: "Eu poderia conquistar a totalidade deles com 50 homens e governá-los como quisesse."
Nota-se no discurso do navegador italiano a mentalidade do europeu daquele período. O continente americano nunca mais seria o mesmo.
Filme editado:
Nenhum comentário:
Postar um comentário