quarta-feira, 22 de abril de 2015

515 anos da chegada de Cabral


Pedro Alvares Cabral


          É sempre o ponta pé inicial da História do Brasil. Começar pela chegada dos portugueses capitaneados por Pedro Alvares Cabral em 22 de abril de 1500. O principal ponto que devemos elencar é o termo "descobrimento", que nada mais é do que uma visão eurocêntrica do fato, já que os povos autóctones já circulavam pela América há milênios e foram erroneamente chamados de "índios", outra invenção europeia - Cristóvão Colombo pensou que havia chegado á Índia e chamou os nativos de "índios". Experimente chamar um peruano ou um boliviano  esclarecido de "índio" e prontamente você será corrigido "Opa! não somos índios, somos andinos. Índio é lá da Índia".  
          A fonte que temos da chegada dos portugueses ao litoral da atual Bahia depois de 44 dias de viagem pelo atlântico é a carta de Pero Vaz de Caminha. Um relato sensacional sobre o choque cultural que foi para ambos os povos (europeus e nativos americanos). Tal acontecimento faz parte do período de grandes descobrimentos portugueses. Anos antes, conseguiram chegar á Índia contornando a África, uma proeza liderada pelo experiente navegador Vasco da Gama.
          Há teses bem elaboradas que sugerem que outros navegadores chegaram ao que hoje é o Brasil antes de Cabral. Os principais são Duarte Pacheco e o espanhol Vicente Pinzón. Se o Tratado de Tordesilhas, que dividia as terras na América para Portugal e Espanha, foi assinado em 1494, por que só em 1500 os portugueses chegariam a atual costa brasileira?
Carta original de Pero Vaz de Caminha
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário