quinta-feira, 16 de abril de 2015

Tríplice Aliança: decisiva na Guerra do Paraguai

        
          Uma confluência de interesses envolveram a Guerra do Paraguai, um País sem saída para o mar cuja economia era quase toda rural no século XIX. Em 1860, o ditador Solano Lopez quis impor uma politica expansionista para conquistar territórios dos vizinhos Brasil Argentina e ter acesso ao porto de Montevidéu, no também vizinho Uruguai
           O plano era conseguir ter acesso ao comércio exterior pelo atlântico e alavancar a economia guaraní. Uma decisão estratégica inconsequente sob todos os pontos de vista - militar, econômico e diplomático.
          Os paraguaios não tinham possibilidades bélicas e econômicas para tamanha façanha. Mesmo que desconfiassem das pretensões dos brasileiros e argentinos em relação as nações menores do chamado cone sul. Em 16 de abril de 1866, Brasil, Argentina e Uruguai formaram a Tríplice Aliança, e apoiados pela Inglaterra - que tinha interesses econômicos na região - massacraram o Paraguai, deixando cerca de meio milhão de mortos e uma ruína econômica que tem sequelas até os dias atuais. 
          O Brasil, principalmente, teve como saldo uma enorme divida com os ingleses.
          A Guerra do Paraguai durou de 1864 á 1870. Foi o maior conflito armado da história da América do Sul.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário