sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

O Protocolo de Kyoto e a arrogância dos EUA

Charge onde o Presidente George Bush aparece "tostando" o planeta em nome da economia norte-americana.

        Há 18 anos era assinado o Protocolo de Kyoto. Um tratado internacional com compromissos mais severos para reduzir a emissão dos gases que agravam o efeito estufa. Com base cientifica, é notório que esses gases terríveis são a causa central do aquecimento global. O acordo final assinado na cidade de Kyoto, no Japão, em 1997 foi o desfecho de uma longa série de discussões que vinham sendo realizadas há nove anos. 
        As metas de redução não são homogêneas a todos os países, colocando níveis diferenciados para os 38 países que mais emitem gases. Países em franco desenvolvimento (como Brasil, México e Índia) não receberam metas de redução, pelo menos momentaneamente. 
         A grande polêmica em relação ao tratado é a não ratificação dos Estados Unidos, cujo Presidente na época, George W. Bush, afirmou que os compromissos de tal protocolo acarretariam efeitos negativos á economia norte-americana. Em 2009, O Presidente Barack Obama encaminhou o Protocolo de Kyoto para ser ratificado pelo Senado estadunidense.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário