segunda-feira, 4 de maio de 2015

Noel: O Rei das Letras

Charge de Noel Rosa feita em 2010
 
          Em 4 de Maio de 1937, Noel Rosa deixava este mundo prematuramente aos 26 anos. Foi um dos mais importantes compositores da música popular brasileira, sendo fundamental para a legitimação do samba urbano*. Através de Noel, o ritmo ganhou mais penetração nas rádios (o grande veículo de comunicação da época) e foi elevado ao patamar de poesia - satírica, amorosa e social - principalmente em clássicos como "Conversa de Botequim", "Palpite Infeliz" e "Último Desejo".
           Depois de longa batalha contra a tuberculose e de intensa vida boêmia, Noel deixou este mundo sob os olhares da esposa Lindaura e da mãe Dona Martha, que cuidaram dele até o fim. Sua figura característica com cigarro pendido partira para sempre, deixando um legado inestimável para a música popular brasileira.   
          O artista carioca, num arco de apenas sete anos de carreira, deixou cerca de 260 músicas de rara qualidade que até hoje tem grande influência nas artes. Em 2010, no ano do centenário de seu nascimento, foi homenageado sendo enredo da escola de samba Unidos de Vila Isabel, cujo tema "Noel: A Presença do poeta da Vila" foi interpretado por Martinho da Vila.    
           As fontes disponíveis para quem deseja pesquisar a vida do músico são os arquivos das TVs Cultura, Globo e Brasil, além da Cinemateca Brasileira, do Museu da Imagem e do Som, da Biblioteca Nacional e da Fundação de Artes Alves Penteado.

*O samba é um gênero musical de raízes africanas e é tido como uma expressão cultural urbana do Rio de Janeiro, mas chegou na então capital do Brasil imperial através de negros do sertão baiano nas últimas décadas do século XIX. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário