segunda-feira, 7 de setembro de 2015

A Independência do Brasil contada por quem viu

O quadro clássico do "Grito do Ipiranga" foi pintado décadas depois do acontecimento.
 
        7 de setembro de 1822 é a data da Independência do Brasil. É importante destruir alguns mitos á cerca do fato. Pela descrição abaixo do padre Belchior, testemunha ocular, não houve nenhum brado "Independência ou morte" na colina do Ipiranga, em São Paulo. Quatro anos depois, em 1826, padre Belchior registrou por escrito o que havia testemunhado.

"Dom Pedro, tremendo de raiva, arrancou das minhas mãos os papéis e, amarrotando-os, pisou-os e deixou-os na relva, Eu os apanhei e guardei. Depois, abotoando-se e compondo-se a fardeta (pois vinha de quebrar o corpo a margem do riacho do Ipiranga, agoniado por uma disenteria) voltou-se para mim e disse:
- e agora Padre Belchior?
E eu respondi prontamente
- Se Vossa Alteza não se faz rei do Brasil, será prisioneiro das cortes e será talvez deserdado por elas. Não há outro caminho senão a independência e a separação.
Dom Pedro caminhou alguns passos , silenciosamente acompanhado por mim, em direção aos nossos animais que se achavam a beira da estrada. De repente, estancou lá no meio da estrada dizendo:
- Padre Belchior, eles o querem, eles terão a sua conta. As cortes me perseguem, chamam-me com desprezo de 'rapazinho' e de ‘brasileiro’, pois verão agora o quanto vale o rapazinho. De hoje em diante estão quebradas as nossas relações, nada mais quero do Governo português e proclamo o Brasil para sempre separado de Portugal.
Respondemos imediatamente com entusiasmo
-Viva a liberdade! Viva o Brasil separado! Viva Dom Pedro!
O príncipe virou-se para seu ajudante de ordens e disse:
-Dize a minha guarda que que eu acabo de fazer a independência do Brasil. Estamos separados de Portugal."
Curiosidades sobre o fato:

Nenhum comentário:

Postar um comentário