sábado, 19 de setembro de 2015

Otzi: O Homem do Gelo

"Otzi" no dia em que foi descoberto.


Desde então a múmia é pesquisada constantemente.
 
      É o exemplar de múmia mais bem conservada da fase final do período Neolítico - aproximadamente 5300 anos. Otzi foi encontrado por um casal de turistas alemães em 19 de setembro de 1991 na fronteira da Áustria com a Itália. Ao longo dos últimos 24 anos o corpo já foi intensamente examinado.
      Constatou-se que, ao morrer, trajava vestimentas que o protegiam do frio, com três camadas de roupas feitas de pele de veado e de cabra, além de uma capa forreda de fibra da casca da tília, árvore tipica no hemisfério norte. Esse homem pré-histórico era onívoro, tinha entre 35 e 45 anos (uma idade avançada para a época) e 1,65 cm. Análises dos intestinos de Ötzi mostraram duas refeições, uma de carne de bode da montanha, a segunda de carne de veado, ambas consumidas com alguns cereais. 
 
Roupas
 
      Otzi usava uma capa de grama entrelaçada e casaco e calçados de couro. Os sapatos eram largos e à prova d'água, aparentemente feitos para caminhar na neve; as solas eram feitas de pele de urso, a parte superior de couro de veado e uma rede feita de cascas de árvores. Tufos de grama macia envolviam o pé dentro do sapato, servindo de isolante térmico.
 
Ferramentas
 
      Junto ao corpo foram encontrados um machado de lâmina de cobre, uma faca de sílex, flechas e um arco de teixo.
 
OBS: O Nome "Otzi" foi dado por causa do local da descoberta: Vale de Otztal.
 
Documentário do canal Discovery:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário