segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Mem de Sá: Entre batalhas e decretos


      Natural de Coimbra, o fidalgo português Mem de Sá chegou ao Brasil em 28 de dezembro de 1557 para administrar a então colônia. Já com 57 anos, o administrador colonial rapidamente tomou posse e se estabeleceu em Salvador, na Bahia. Durante seu tempo como Governador-geral do Brasil (1558-72), procurou pacificar as tribos indígenas. 
          Nesse processo, perdeu seu filho, Fernão de Sá, morto por indígenas na Batalha do Cricaré, na província do Espírito Santo. Entre as realizações mais notáveis, destaca-se a fundação da cidade do Rio de Janeiro pelo seu sobrinho Estácio de Sá, a expulsão dos franceses em 1567 e o decreto de leis que protegiam índios catequizados da escravidão. 
      Foi o terceiro governador-geral do Brasil depois de Tomé de Sousa (1549-53) e Duarte da Costa (1553-58).   
       Morreu no verão de 1572 em Salvador. 

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Puccini e La Belle Époque


      Nascia há 157 anos um dos maiores compositores de Ópera de todos os tempos. Giacomo Puccini, italiano da Toscana, é descrito como um dos maiores expoentes da Ópera realista com temas quase sempre voltados para mulheres heroínas, fins trágicos e o amor. Suas obras frequentemente interpretadas nas artes incluem Madama Butterfly, La Bohéme, Tosca e Turandot
      Fumante compulsivo de charutos e cigarros, contraiu um câncer na garganta, que o tirou deste mundo aos 65 anos.     

Giacomo Puccini * 22/12/1858 + 29/11/1924 

Madama Butterfly (1904):

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Chico Mendes: ativista símbolo da preservação da Amazônia

        

 Filho de seringueiros pobres e analfabetos, Francisco Mendes Filho - "Chico Mendes" - nasceu em um dia como hoje em 1944. Ele só aprendeu a ler com 20 anos de idade. Os donos de seringais não permitiam escolas. Indignado com as condições de vida dos trabalhadores e dos moradores da região amazônica, tornou-se um líder do movimento de resistência pacífica. Defensor da floresta e dos direitos dos seringueiros, ele organizou os trabalhadores para protegerem o ambiente, suas casas e famílias contra a violência e a destruição dos fazendeiros, ganhando apoio internacional
         Fundou o movimento sindical no Acre em 1975, participando ativamente das lutas dos seringueiros para impedir desmatamentos, montou o Conselho Nacional de Seringueiros, uma organização não-governamental criada para defender as condições de vida e trabalho das comunidades que dependem da floresta.
     Chico Mendes também atuou na luta pela posse da terra contra os grandes proprietários, algo impossível de se pensar na região amazônica até os dias de hoje. Dessa forma, entrou em conflito com os donos de madeireiras, de seringais e de fazendas de gado. Acabava de completar 44 anos quando foi assassinado na porta de sua casa em 1988. Em 90, o fazendeiro Darly Alves da Silva e seu filho, Darci Alves Pereira, foram julgados e condenados a 19 anos de prisão, pela morte de Chico Mendes.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

O drama da família Távora: Prisão e morte

Execução dos Távora em estampa do século XVIII. 

       A 14 de dezembro de 1758 Teresa Leonor de Távora e seu marido foram presos acusados de serem os mandantes do atentado sofrido pelo Rei de Portugal D. José I. O Processo dos Távora é um dos fatos mais cruéis da história portuguesa. 
         No século XVIII os lusitanos passaram por um terrível terremoto que arrasou Lisboa e por reformas politicas profundas implementadas pelo Marquês de Pombal. A Corte era um conluio de interesses, vaidades e ambições desmedidas. A brutalidade com que Dom Francisco de Távora, sua esposa Teresa Leonor e seus filhos José Maria e Luis Bernardo foram executados um mês depois da prisão, até hoje gera controvérsias.  

Atentado contra o Rei

     A acusação, muito contestada até hoje, dava conta de que os Távora foram responsáveis pelo ataque sofrido pela carruagem do Rei, que foi ferido no braço direito, mas sobreviveu. Após prender e julgar os Távora, um mês depois os eliminaram por completo. 
       A execução foi violenta mesmo para a época, as canas das mãos e dos pés dos condenados foram partidas com paus e as suas cabeças decapitadas e depois os restos dos corpos queimados e as cinzas deitadas ao rio Tejo. 
        O rei esteve presente, juntamente com a sua corte, absolutamente desnorteada. Os Távora eram seus semelhantes, mas o rei quis que a lição fosse aprendida e para que nunca mais a nobreza se rebelasse contra a autoridade régia. 

   

domingo, 13 de dezembro de 2015

O Fiel escudeiro do Império

Almirante Tamandaré em foto de 1873.

        Nascia em 13 de dezembro de 1807 o homem que construiria talvez a carreira militar mais bem-sucedida da Armada Imperial Brasileira: o gaúcho Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré. Em quase 90 anos de vida, serviu o Império por 44 anos. Otimista e obstinado, teve presença marcante em históricos conflitos como a Independência do Brasil (onde ele lutou na Bahia), a Confederação do Equador e a Revolução Praieira (ambas em Pernambuco), e em praticamente todas as revoltas mais impactantes do Período Regencial (1831-40): Sabinada, Cabanagem, Balaiada e Farroupilha
        O dia de seu nascimento (13/12) é lembrado como o Dia do Marinheiro. Afastou-se da função de Almirante em 1866 por razões de saúde. Permaneceu leal á Família Real e ao Imperador Dom Pedro II até o dia de seu embarque para o exílio com o fim da Monarquia.      


sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

O Protocolo de Kyoto e a arrogância dos EUA

Charge onde o Presidente George Bush aparece "tostando" o planeta em nome da economia norte-americana.

        Há 18 anos era assinado o Protocolo de Kyoto. Um tratado internacional com compromissos mais severos para reduzir a emissão dos gases que agravam o efeito estufa. Com base cientifica, é notório que esses gases terríveis são a causa central do aquecimento global. O acordo final assinado na cidade de Kyoto, no Japão, em 1997 foi o desfecho de uma longa série de discussões que vinham sendo realizadas há nove anos. 
        As metas de redução não são homogêneas a todos os países, colocando níveis diferenciados para os 38 países que mais emitem gases. Países em franco desenvolvimento (como Brasil, México e Índia) não receberam metas de redução, pelo menos momentaneamente. 
         A grande polêmica em relação ao tratado é a não ratificação dos Estados Unidos, cujo Presidente na época, George W. Bush, afirmou que os compromissos de tal protocolo acarretariam efeitos negativos á economia norte-americana. Em 2009, O Presidente Barack Obama encaminhou o Protocolo de Kyoto para ser ratificado pelo Senado estadunidense.   

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Pearl Harbor: Um marco na história militar

Fotografia tirada de dentro de um avião japonês durante o ataque.
 
        Há 74 anos acontecia o ataque da Marinha Imperial japonesa a Pearl Harbor, base norte-americana no Havaí. No dia seguinte, com o movimento de uma caneta, o Presidente dos Estados Unidos Franklin Delano Roosevelt autorizou a guerra contra o Japão e a entrada dos estadunidenses na II Guerra Mundial.
       Atacando de surpresa pela manhã, os asiáticos abateram 21 navios e 347 aviões de caça, matando aproximadamente 2400 pessoas e deixando mais de mil feridos. A operação era parte da mentalidade expansionista nipônica, que queria aumentar sua influência em diversos territórios do extremo-oriente e oceano pacifico para manter em ebulição seu desenvolvimento industrial, econômico e militar. O evento marcou a entrada definitiva dos EUA na II Guerra Mundial   
 

domingo, 6 de dezembro de 2015

Kurumada: talento, criatividade e ousadia


       Em 6 de dezembro de 1953 nascia em Tóquio Masami Kurumada. O criador e desenhista do manga (revista em quadrinhos japonesa) Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya no original), um dos desenhos animados de maior sucesso na história do Japão, da França, da Espanha, da Itália e principalmente do México e do Brasil. Uma febre absoluta nessas nações entre o final da década de 1980 e ao longo dos anos 90. Um marco para crianças e adolescentes que viveram naquele período. Sem dúvida, um entretenimento de estrondoso sucesso em escala mundial. Parabéns Kurumada. 62 anos.      

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

A Doutrina Monroe e o Pan-americanismo

O Presidente James Monroe e os interesses norte-americanos nas Américas.
 
      Na segunda metade do século XVIII, os Estados Unidos tornaram-se independentes do domínio dos ingleses e formaram sua própria estrutura política pelo sistema Republicano. Quando George Washington (1789-1797) assumiu o cargo de Primeiro Presidente do país, embrenhou-se em uma política isolacionista com o intuito de distanciar-se dos interesses europeus.
      Alguns anos depois, com a proclamação da independência de países latino-americanos outrora colonizados pelos europeus, os Estados Unidos fizeram questão de reconhecer a hegemonia de cada nação, no sentido de livrar o continente das intervenções europeias.
Em 2 de dezembro de 1823, o então presidente norte-americano James Monroe (1817-1825) fez um pronunciamento no Congresso de seu país para exigir o distanciamento dos europeus que pretendiam retomar o processo de colonização. Os principais países que queriam invadir novamente o território americano faziam parte da Santa Aliança (como Áustria, Rússia e França).
      Segundo a Doutrina Monroe, “os continentes americanos, em virtude da condição livre e independente que adquiriram e conservam, não podem mais ser considerados, no futuro, como suscetíveis de colonização por nenhuma potência europeia”.
      O texto afirmava que os Estados Unidos não podiam intervir na Europa quando ocorresse conflitos regionais, do mesmo modo que os interesses americanos não poderiam ter interferência alguma de um país europeu.
      Apesar da Doutrina Monroe contribuir bastante para a independência do continente americano como um todo, os Estados Unidos também preservavam seus interesses na região. Ao impedir a interferência da Europa, os norte-americanos estavam selando sua hegemonia na região, algo que alguns estudiosos denominam de pan-americanismo.
      Com a criação da Doutrina Monroe, os Estados Unidos, livres de qualquer interesse de países europeias, iniciaram uma política expansionista de larga escala, varrendo inúmeras tribos indígenas do mapa para tornar-se cada vez mais potentes.

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Cometa Halley: um visitante quase secular

O cometa Halley pode ser visto da Terra a cada 75/76 anos.
 
        Trata-se de um dos mais conhecidos e brilhantes cometas (visível a olho nu) de periodicidade “curta”. Foi observado pela última vez em 1986 nas proximidades da órbita terrestre, calcula-se que a próxima visita seja no ano de 2061, a anterior ocorreu em 1910. A ligação com a data de hoje é que o cometa Halley foi o primeiro a ser reconhecido como periódico e sua órbita foi calculada pela primeira vez pelo astrônomo Edmund Halley em 27 de novembro de 1705. 
         Há relatos de que este cometa foi visto pela primeira vez no ano de 239 a.C. Em suas observações, Edmund Halley comprovou que as características do cometa coincidiam com as descritas em 1531 (por Pietrus Apianus) e, em 1607, observadas, em Praga, por Johannes Kepler. Halley concluiu que correspondiam ao mesmo objeto celeste, que retornava a cada 76 anos. Assim, fez a estimativa da órbita e previu sua reaparição para o ano de 1757.
        Sua previsão não foi totalmente correta, visto que o cometa retornou no dia 25 de dezembro de 1758. Neste caso, a atração gravitacional de Júpiter e de Saturno foi responsável pelo atraso do cometa, fato que Halley não pôde contemplar, pois faleceu em 1742.
         Possui 15 km de comprimento, 8 km de largura e 8 km de altura. Somente 4% da luz que este cometa recebe são refletidos e, mesmo parecendo muito brilhante e branco, tal objeto é preto. A cor branca que vemos da terra se deve ao desprendimento de vapor do núcleo do cometa.

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Lucy: O hominídeo que viveu há milênios

Donald Johanson mostra "Lucy", o fóssil de aproximadamente 3,2 milhões de anos

       Em Afar, na Etiópia, foi encontrado, há 41 anos, o fóssil de hominídeo mais antigo já visto até então. O esqueleto feminino quase completo, incluindo o crânio, foi achado pelo antropólogo norte-americano Donald Johanson. Logo, sua equipe se reuniu para beber e ouvir Beatles. Daí surgiu a ideia de nomear o fóssil descoberto de Lucy (da faixa "Lucy in the sky with Diamonds"), cujo nome cientifico foi definido como Australopitecus Afarensis.
       A datação de aproximadamente 3,2 milhões de anos foi definida pela camada basáltica onde o fóssil foi encontrado usando-se o método Potássio-Argônio. A turma de Johanson trabalhou no local muito tempo depois, encontrando vários esqueletos da mesma época, podendo aferir com boa precisão as seguintes características:  
 
1) Lucy viveu naquela região há mais de 3 milhões de anos.
2) Ela e seus parentes andavam sobre dois pés - isto é, eram bípedes.
3) Sua altura aproximada era de 1,3 metros.
4) Seu crânio tinha um volume de 450 cm3. Para comparação, chimpanzés modernos têm crânios de 350 cm3 e nós temos crânios de 1500 cm3.
5) É possível, mas não é inteiramente seguro, que a espécie de Lucy esteja na linha ancestral que deu origem à nossa espécie, o "homo sapiens."
 
       Lucy deixou de ser o esqueleto de hominídeo mais antigo após a descoberta de um novo fóssil da espécie "Ardipithecus ramidus", que viveu há 4,4 milhões de anos.

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Billy The Kid: terror no Velho Oeste

Uma das únicas fotos registradas do bandido mais popular do Velho Oeste dos EUA.
 
       No dia 23 de novembro de 1859 teria nascido Billy the Kid, um fora da lei do Velho Oeste norte-americano. Os detalhes exatos sobre o nascimento de Billy the Kid são desconhecidos, mas seu verdadeiro nome seria William Henry McCarty. Ele teria nascido em Indiana ou Nova York e há controvérsias sobre a verdadeira data de seu nascimento. Billy the Kid não teve relação alguma com o seu pai quando criança e mudou-se com a família para vários locais: Indiana, Kansas, Colorado, Silver City e Novo México. Sua mãe morreu em 1874 e Billy the Kid passou a viver do crime.
       McCarty participou da famosa Guerra do Condado de Lincoln, entre fazendeiros rivais e facções mercantes, em 1878. Depois disso, Billy the Kid continuou sua vida com roubo de gado, cavalos, jogatina e assassinatos. Por causa dos seus crimes, havia um prêmio por sua cabeça. Ele foi capturado e indiciado pela morte de um xerife durante a Guerra do Condado de Lincoln. Billy the Kid foi condenado à forca, mas conseguiu escapar da prisão, assassinando dois vereadores. Sua liberdade, no entanto, foi curta.
       O xerife Pat Garrett o encontrou em Fort Sumner, no Novo México, e o matou a tiros no dia 14 de julho de 1881.Embora tenha morrido muito jovem, a lenda de Billy the Kid só cresceu com a sua morte e hoje ele é um símbolo do Velho Oeste. Sua história inspirou inúmeros filmes, livros, programas de TV e músicas. O lugar em que ele foi morto, Fort Sumner, localizado a 160 quilômetros de Albuquerque, com o seu túmulo e um museu, é uma atração turística.

domingo, 22 de novembro de 2015

Revolta da Chibata: Resquícios da mentalidade escravista

João Cândido, o mais alto ao centro, liderou a Revolta da Chibata
 
      A Revolta da Chibata foi um movimento militar na Marinha Brasileira que culminou com um motim liderado pelo almirante João Cândido Felisberto há 105 anos no Rio de Janeiro. Os marinheiros negros e pardos rebelaram-se contra os castigos físicos impostos a eles por oficiais superiores - faltas graves eram punidas com 25 chibatadas.
      Esses castigos eram semelhantes aos tempos da escravidão, que já havia sido abolida 22 anos antes. João Cândido já havia organizado uma comissão nos bastidores para eclodir a revolta, mas o castigo aplicado ao marinheiro Marcelino Menezes, que levou 250 chibatadas por ter trazido cachaça para bordo e atacado um colega usando uma navalha, antecipou as ações. Durante o primeiro dia do motim foram mortos marinheiros infiéis ao movimento e cinco oficiais que se recusaram a sair de bordo.
      João Cândido lançou um ultimato: "Não queremos a volta da chibata. Isso pedimos ao presidente da República e ao ministro da Marinha. Queremos a resposta já e já. Caso não a tenhamos, bombardearemos as cidades e os navios que não se revoltarem.".
      Quatro dias depois do motim, em 26 de novembro, o governo do presidente Marechal Hermes da Fonseca declarou aceitar as reivindicações dos amotinados, abolindo os castigos físicos e anistiando os revoltosos que se entregassem. Estes, então, depuseram armas e entregaram as embarcações. Entretanto, dois dias mais tarde, em 28 de novembro, foi feito um novo decreto, que permitia que fossem expulsos da Marinha aqueles elementos "inconvenientes à disciplina".   
 
Conheça mais:
 

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Bandeira do Brasil Republicano

 
        Homem de espírito positivista, Raimundo Teixeira Mendes elaborou a bandeira nacional republicana oficialmente em 19 de novembro de 1889. Auxiliado por Miguel Lemos (também filósofo) e o pintor e desenhista Décio Villares - todos, assim como o estadista e militar Benjamin Constant, foram expoentes da Sociedade Positivista BrasileiraTeixeira Mendes preservou o conceito do campo verde e do losango dourado na bandeira (o verde da Casa de Bragança, de Pedro I e o amarelo da Casa de Habsburgo de sua esposa Maria Leopoldina).
        Acrescentou o círculo azul com 21 estrelas (modificado em 1992 para 27 estrelas representando as unidades federativas). O lema escrito na faixa branca "Ordem e Progresso" reflete o pensamento positivista de seu criador Auguste Comte ("O amor como princípio e a ordem como base; o progresso como meta").
 

Curiosidade

        As estrelas estão posicionadas de acordo com o céu visto do Rio de Janeiro na noite da Proclamação da República, dias antes do lançamento oficial da bandeira.    

domingo, 15 de novembro de 2015

Proclamação da República do Brasil

Com o fim do Império, o Marechal Deodoro da Fonseca foi o primeiro Presidente do Brasil.
 
       Os militares golpistas sabiam da necessidade do apoio do Marechal Deodoro da Fonseca para o sucesso do movimento. Após a morte dos principais líderes militares do século XIX, Deodoro se torna um dos oficiais mais estimados de todo o Exército. A adesão da corporação dependia necessariamente de seu apoio ao movimento republicano.
       Foi por isso que o militar e Estadista Benjamin Constant lhe fez uma visita em 10 de novembro. O professor foi informar ao velho e enfermo general como havia sido a sessão do dia anterior no Clube Militar.
       Consta que Benjamin falou sobre a necessidade de o Exército e ele, Deodoro, na condição de principal líder da corporação, conduzirem a revolução republicana.
       Deodoro teria interpelado: “E ele, o velho? Como fica?” Benjamin teria dito que o imperador seria tratado com dignidade e seria garantida a integridade física de toda a família real (Gazeta de Notícias, 17 de setembro de 1890). Benjamin pediu a Deodoro que refletisse bem e utilizasse a astúcia de “velho soldado” para tomar a decisão mais adequada.
       O líder positivista afirmava que a República não poderia mais ser adiada e era importante “fazê-la de forma serena para evitar derramamento de sangue”.
Segundo José Bevilacqua, Benjamin se retirou do quarto e foi “papear” com a mulher de Deodoro na cozinha. Ao retornar, teria encontrado o marechal “em posição taciturna e meditativa”.
       Após muito pensar, Deodoro teria dito: “Benjamin, já que não há outro remédio, leve a breca a Monarquia; nada há mais que esperar dela, venha a República” (apud Castro, 1995, p. 184). No dia seguinte, Benjamin Constant e Sebastião Bandeira organizaram um encontro de Deodoro com líderes civis do Partido Republicano, como Quintino Bocaiúva, Aristides Lobo, Rui Barbosa e Francisco Glicério.
       O marechal Deodoro da Fonseca, mantinha boas relações com o regime monárquico e com o próprio imperador Pedro II.
       Envolveu-se com os republicanos em meio à crescente insatisfação que, desde a Guerra do Paraguai, se espalhava entre os militares.
 

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Queda do Muro de Berlim

Alemães de pé em cima do Muro de Berlim na véspera de sua destruição.
 
        O Muro de Berlim começou a ser derrubado na noite de 9 de Novembro de 1989 depois de 28 anos de existência. O evento é conhecido como a queda do muro. Antes da sua queda, houve grandes manifestações em que, entre outras coisas, se pedia a liberdade de viajar.  Após a queda, muitas boates perto do Muro espontaneamente serviram cerveja gratuita, houve uma grande celebração na Rua Kurfürstendamm, e pessoas que nunca tinham se visto antes cumprimentavam-se.
       Cidadãos de Berlim Ocidental subiram o muro e passaram para as Portas de Brandenburgo, que até então não eram acessíveis aos ocidentais. O Bundestag interrompeu as discussões sobre o orçamento, e os deputados espontaneamente cantaram o hino nacional da Alemanha.
        A construção do "muro da vergonha" em 1961 na cidade de Berlim separava a área de influência socialista, comandada pela antiga União Soviética, e a área capitalista, que tinha como grande expoente os Estados Unidos.  
 
Matéria histórica do Jornal Nacional na época:
 

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Carter e a tumba do 'Rei Tut'

    
      No dia 4 de novembro de 1922, o arqueólogo e egiptólogo inglês Howard Carter descobriu a tumba de Tutancâmon (Tut-Anj-Amón), no vale dos Reis, em frente a Luxor, no Egito. Esta foi a tumba faraônica mais bem conservada e intacta já encontrada no Vale dos Reis. No dia 16 de fevereiro de 1923, Carter abriu a câmara e foi o primeiro a ver o sarcófago de Tutancâmon. 
      Depois de catalogar este grande achado, Carter deixou a arqueologia para se dedicar à atividade de colecionador. Tutancâmon pertencia à dinastia XVIII do Egito que ficou no poder entre 1336/5 e 1327/5 A.C.. Ele não foi um faraó notável ou conhecido na Antiguidade. O tamanho relativamente pequeno de sua tumba (KV62) foi o motivo pelo qual ela não fora descoberta até o século XX, quando Carter a encontrou intacta.
      Sua descoberta e os tesouros achados ganharam atenção da imprensa mundial e serviram para renovar o interesse do público no Egito Antigo. Ao final, a máscara funerária de Tutancâmon se transformou na imagem de faraó mais popular nos tempos modernos.
 

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Boole e a base da computação moderna

*1815  +1864
 
      A fórmula das buscas no Google, que neste século XXI vem sendo usada por toda a humanidade, foi inventada por George Boole. O matemático inglês nasceu há exatos duzentos anos em Lincolnshire e criou a álgebra booleana, fundamental para o desenvolvimento da computação moderna. Além de estar presente até por trás da programação de vídeo games. 
      Em 1851 ele disse a um amigo que a lógica booleana poderia ser a "contribuição mais valiosa, se não a única, que fiz ou que provavelmente farei à ciência, e é o motivo pelo qual desejaria ser lembrado, se é que serei lembrado, postumamente". Boole morreu de pneumonia, honrado e com crescente fama, em 1864.  

sábado, 31 de outubro de 2015

Fato Novo na política brasileira

 
31 de outubro de 2010. Dilma Rousseff é a primeira mulher eleita a Presidência do Brasil.

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Estátua da Liberdade: Laços com a maçonaria

 
        É o símbolo da mentalidade Liberal norte-americana. A Estátua da Liberdade foi inaugurada na data de hoje de 1886 na entrada do Porto de Nova Iorque, nos Estados Unidos. Foi um presente da França em sinal de amizade aos EUA na comemoração do centenário da Independência da Nação mais rica das Américas e pelo apoio intelectual que os estadunidenses deram para eles durante a Revolução Francesa, em 1789.
        A ideia original partiu do escultor Frederic Bartholdi, que apoiado pelo engenheiro Gustave Eiffel - o mesmo que construiu a Torre Eiffel, em Paris - , deram forma ao sonho de erguer essa obra colossal de quase 93 metros de altura. Inclusive, por ser maçom, o escultor francês incrementou elementos como a tocha, o livro na mão esquerda e os sete espigões em torno da cabeça.       
 
Curiosidade
 
        Com as suas 24.635 toneladas, é atualmente a estátua mais pesada do mundo, segundo o Guinness Book.

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Napoleon Hill e a alma norte-americana

       
*1883  +1970
 
        "Á vida é curta demais;e temos muita coisa útil a realizar; de maneira que não se justifica a nossa preocupação em responder na altura a todas as coisas desagrádáveis que ouvimos". Poucos homens tiveram tanta influência na área de realização pessoal como Napoleon Hill. Fiel escudeiro e assessor de Presidentes norte-americanos como Woodrow Wilson (1912-21) e Franklin Roosevelt (1933-45).
        Nascido em 26 de outubro de 1883 em berço humilde na Virginia, Hill teve uma infância e adolescência difícil. A grande ruptura em sua vida aconteceu após entrevistar um dos homens mais ricos de seu tempo, o empresário Andrew Carnegie. O milionário escocês lhe propôs investigar minuciosamente virtudes de pessoas triunfadoras e que desenvolvesse um curso que permitisse aos interessados desenvolver estas características. O Sr. Andrew deu a Hill exatos 60 segundos (sem que ele soubesse disso) para decidir se aceitaria ou não este desafio. Segundo o milionário, os homens que tomam decisões prontamente são capazes de mover-se com uma determinação de propósitos muito maior.
        Napoleon Hill dedicou mais de duas décadas investigando grandes vencedores, e suas carreiras, a fim de identificar as razões pelas quais tantos e tão poucos conseguem alcançar o sucesso. Entrevistou mais de 16.000 pessoas dentre elas os 500 milionários mais importantes da época e que mostraram a ele a fonte de suas riquezas. O resultado saiu em 1928 com a obra "A Lei do Triunfo", onde relata que "a mente em Harmonia em torno de um objetivo principal bem definido, criam o espírito de corpo, ou seja, passa a ter uma mente superior que une e orienta para o resultado."    

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Capistrano: Uma lufada de ar fresco na historiografia brasileira

        Ele foi o contraponto do historiador Francisco Varnhagen tanto na abordagem das fontes quanto na metodologia de pesquisa. Capistrano de Abreu nasceu em um dia como hoje, de 1853, em Maranguape, no Ceará. Dedicou-se ao estudo da história colonial brasileira, elaborando uma teoria da literatura nacional, tendo por base os conceitos de clima, terra e raça, que reproduzia os clichês típicos do colonialismo europeu acerca dos trópicos, invertendo, todavia, o mito pré-romântico do "bom selvagem". 
        Autodidata e poliglota, o pesquisador cearense criticava Varnhagen por omitir fontes e por excluir a contribuição de negros e indígenas na formação do povo brasileiro. Após passar no concurso da Biblioteca Nacional como bibliotecário, mudou-se para o Rio de Janeiro
        Segundo Francisco Iglesias, autor do livro Historiadores do Brasil, "..na Biblioteca Nacional, Capistrano passa a lidar com livros raros, a ler o que só aí se encontra, a lidar com documentos, aprendendo a lê-los e a interpretá-los convenientemente. Sem essa experiência, ele jamais teria realizado o que realizou”. Morreu no Rio de Janeiro, aos 74 anos.   

"As obras do amor são as únicas que pagam o sacrifício" Capistrano de Abreu.

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Aniversário do IHGB

 
        O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) é a mais antiga e tradicional entidade de fomento da pesquisa e preservação histórico-geográfica, cultural e de ciências sociais do Brasil, fundado em 21 de outubro de 1838. O Instituto foi criado em 1838, em assembleia da Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional, por uma proposta do cônego Januário da Cunha Barbosa e do Marechal Raimundo José da Cunha Matos. A sua criação, juntamente com o Arquivo Público do Império, que se somavam à Academia Imperial de Belas Artes, integrou o esforço dos conservadores (Regência de Pedro de Araújo Lima), para a construção de um Estado imperial centralizado e forte.
        O IHGB foi criado com duas diretrizes centrais para seus trabalhos: a co­leta e publicação de documentos rele­vantes para a história do Brasil e o incentivo, ao ensino público, de estu­dos de História. O Instituto foi criado com duas diretrizes centrais: a coleta e publicação de documentos rele­vantes para a história do Brasil e o incentivo, ao ensino público, de estu­dos de natureza histórica. A História do Brasil, a ser escrita pelos membros do IHGB, deveria ressaltar os valores ligados à unidade nacional e à centralização política, colocando a jovem nação brasileira como herdeira e continuadora da tarefa civilizadora portuguesa.

domingo, 18 de outubro de 2015

Bergson: A Intuição da Duração

Henri Bérgson viveu 81 anos.
 
        Nasceu em 18 de outubro de 1859 o filósofo francês Henri Bérgson. Judeu, filho de pai polaco e mãe inglesa, a sua filosofia é a princípio uma negação, isto é, uma crítica às formas de determinismo e “coisificação” do homem. Em outras palavras, a sua pesquisa filosófica é uma afirmação da liberdade humana frente as vertentes científicas e filosóficas que querem reduzir a dimensão espiritual do homem a leis previsíveis e manipuláveis, análogas as leis naturais e biológicas.
        Seu pensamento está fundamentado na afirmação da possibilidade do real ser compreendido pelo homem por meio da intuição da duração – conceitos que perpassam toda sua bibliografia. O próprio filósofo chegou a dizer que para compreender a sua filosofia é preciso partir da intuição da duração.
 
Conceitos
 
        Duração, na obra de Bergson, é o correr do tempo uno e interpenetrado, isto é, os momentos temporais somados uns aos outros formando um todo indivisível e coeso. Oposto ao tempo físico ou sucessão divisível que é passível de ser calculado e analisado pela ciência, o tempo vivido é incompreensível para a inteligência lógica por ser qualitativo, enquanto o tempo físico é quantitativo.
        Tempo e espaço não pertencem à mesma natureza, tanto que podemos afirmar que a consciência (duração interna) e o “tempo espacilizado” se opõem. Esse último é criticado pelo filósofo como uma das expressões da vertente determinista das ciências e filosofias.

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Decretos no auge da Ditadura

Costa e Silva: Deixou o Poder por motivos de enfermidade.
        O Ato Institucional número dezesseis (AI-16) e o Ato Institucional dezessete (AI-17) foram baixados pela junta militar em 14 de outubro de 1969, durante o governo de Costa e Silva, considerado um dos mais brutais do regime ditatorial militar. No AI-16 outorgou-se que, devido a ausência do Presidente Costa e Silva, que havia sofrido um derrame cerebral, a chefia do Poder Executivo passaria a ser exercida provisoriamente pelas juntas militares - até 30 de outubro daquele ano, quando Emílio Garrastazu Médici deu inicio ao auge da Ditadura Militar, com torturas e censuras ás instituições civis, num tempo conhecido como Anos de Chumbo. O AI-17, editado no mesmo dia, autorizava a junta militar brasileira a colocar na reserva os militares que "tivessem atentado ou viessem a atentar, comprovadamente, contra a coesão das forças armadas". Uma forma encontrada para conter a oposição surgida em algumas áreas militares pela indicação de Médici.       
O AI-16 e o AI-17 marcaram a transição para o governo de Garrastazu Médici

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Europeus chegam á América

Retrato de Cristovão Colombo feito no inicio do século XVI
         Há 523 anos, Cristovão Colombo chegara á América. Segundo as fontes oficiais, em 12 de outubro de 1492 o navegador genovês desembarcou em uma ilha da atual América Central, cujos habitantes locais chamavam de Guanahani - atualmente é onde se localiza as Bahamas e Colombo batizou de San Salvador. Patrocinado pelo Reino de Castela (Espanha), Colombo fez uma viagem de cinco semanas com intuito de chegar ás Índias, mas encontrou, navegando sempre á oeste, o que viria a ser a América.

Primeiras impressões

Representação feita no século XIX
        
 
 
       
        Ás duas horas da madrugada, o marinheiro Rodrigo de Triana, que estava em uma das duas pequenas caravelas, avistou terra. Colombo, comandando a Nau, ordenou atracar no território. Sobre os primeiros contatos com os índios aruaques, ele escreveu em seu diário:  "Muitos dos homens que já vi têm cicatrizes em seus corpos, e quando eu fazia sinais para eles para descobrir como isso aconteceu, eles indicavam que pessoas de outras ilhas vizinhas chegavam a San Salvador para capturá-los e eles se defendiam o melhor possível. Acredito que as pessoas do continente vêm aqui para tomá-los como escravos. Devem servir como ajudantes bons e qualificados, pois eles repetem muito rapidamente o que lhes dizemos. Acho que eles podem muito facilmente ser cristãos, porque eles parecem não ter nenhuma religião. Se for do agrado de nosso Senhor, vou tomar seis deles de Suas Altezas quando eu partir, para que possam aprender a nossa língua."
        Observou que a falta de armamento moderno e até mesmo espadas e lanças forjadas de metal era uma vulnerabilidade tática, escrevendo: "Eu poderia conquistar a totalidade deles com 50 homens e governá-los como quisesse."
        Nota-se no discurso do navegador italiano a mentalidade do europeu daquele período. O continente americano nunca mais seria o mesmo.    
 
Filme editado:

domingo, 11 de outubro de 2015

Mato Grosso do Sul, 38 anos

 
 
Parte do Pantanal fica no MS; é a maior planície de inundação contínua do mundo.
        A grande extensão do então Estado do Mato Grosso fazia com que ele não fosse eficazmente administrado. Durante a Ditadura Militar, o Presidente Ernesto Geisel já trabalhava com a ideia de desmembrar o antigo sul de Mato Grosso em 1975, com a tese Divisão político-administrativa do Mato Grosso, que a Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG) publicou, e cujos dados basearam a campanha intensificada pelo desmembramento.
        Geisel comunicou que o governo federal decidiu sobre o assunto durante uma reunião com o governador José Garcia Neto no dia 4 de maio de 1977. De acordo com o primeiro projeto de lei, o novo estado seria chamado de Campo Grande. Quando o Congresso Nacional aprovou a lei e o presidente do Brasil sancionou, em 11 de outubro do mesmo ano, o nome do estado foi mudado para Mato Grosso do Sul. Foi decidido que a capital do novo estado seria Campo Grande.

sábado, 10 de outubro de 2015

Pac-man: um clássico jogo universal

        Há 36 anos, no dia 10 de outubro de 1979 o jogo Pac-man começou a ser vendido. Virou febre logo depois, com a expansão do videogame Atari para o mundo. Inclusive, quem comprava o Atari, ganhava o cartucho do Pac-man. Todo mundo queria fazer o bichinho redondinho comer suas 240 pastilhas e passar de fase, sempre fugindo dos fantasmas.
        O mais legal era comer uma das quatro pílulas do poder, que conferiam ao Pac-man o poder de continuar comendo as pastilhas ao mesmo tempo que poderia matar os fantasminhas. Sem a pílula mágica, ao encostar em um deles perdia uma vida. A ideia nasceu de Tohru Iwatani, designer de jogos da empresa Namco.

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Lei do Ventre Livre: Uma Lei paliativa

 
        Após a implantação da Lei Eusébio de Queirós em 1850, passaram-se 21 anos até o Império brasileiro outorgar mais uma medida para o fim da escravidão no País. A "Lei Rio Branco", mais conhecida como Lei do Ventre Livre, que definia como livres todos os filhos de escravas nascidos a partir daquela data: 28 de setembro de 1871. A característica paliativa era latente porque os filhos de escravas só ganhavam plena liberdade depois dos 21 anos. Antes disso, serviam aos senhores de suas mães. 
        Na Câmara dos Deputados, 70% dos que votaram contra esta Lei eram representantes de Províncias cafeeiras como São Paulo e Rio de Janeiro. A escravidão no Brasil foi abolida oficialmente em 1888 com a assinatura da Lei Áurea. Porém, os afrodescendentes continuaram marginalizados sem nenhum projeto de inclusão social, nem por parte do Império, nem pelos republicanos que tomaram o Poder no ano seguinte a promulgação da Lei.   

Decreto
§ 1.º da lei 2040:- Os ditos filhos menores ficarão em poder e sob a autoridade dos senhores de suas mães, os quais terão a obrigação de criá-los e tratá-los até a idade de oito anos completos. Chegando o filho da escrava a esta idade, o senhor da mãe terá opção, ou de receber do Estado a indenização de 600$000, ou de utilizar-se dos serviços do menor até a idade de 21 anos completos. No primeiro caso, o Governo receberá o menor e lhe dará destino, em conformidade da presente lei.

Frase do abolicionista Joaquim Nabuco
        "O abolicionismo é antes de tudo um movimento político, para o qual, sem dúvida, poderosamente concorre o interesse pelos escravos e a compaixão pela sua sorte, mas que nasce de um pensamento diverso: o de reconstruir o Brasil sobre o trabalho livre e a união das raças na liberdade."

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Hégira: O florescer de uma nova Era

Infográfico mostrando a fuga de Maomé e a migração islâmica para a África.
 
 
        Hégira. Em árabe significa "separação" ou "exílio". É o nome dado a fuga de Maomé de Meca para Medina, que designa o inicio do calendário islâmico. Na península arábica, Maomé, já na casa dos 50 anos, era famoso pelas pregações de reformas do cristianismo e judaísmo. Por essa razão, os habitantes de Meca se tornaram tão hostis ao profeta, que ele fugiu para Medina em uma data que no calendário juliano equivale a 24 de setembro de 622.

sábado, 19 de setembro de 2015

Otzi: O Homem do Gelo

"Otzi" no dia em que foi descoberto.


Desde então a múmia é pesquisada constantemente.
 
      É o exemplar de múmia mais bem conservada da fase final do período Neolítico - aproximadamente 5300 anos. Otzi foi encontrado por um casal de turistas alemães em 19 de setembro de 1991 na fronteira da Áustria com a Itália. Ao longo dos últimos 24 anos o corpo já foi intensamente examinado.
      Constatou-se que, ao morrer, trajava vestimentas que o protegiam do frio, com três camadas de roupas feitas de pele de veado e de cabra, além de uma capa forreda de fibra da casca da tília, árvore tipica no hemisfério norte. Esse homem pré-histórico era onívoro, tinha entre 35 e 45 anos (uma idade avançada para a época) e 1,65 cm. Análises dos intestinos de Ötzi mostraram duas refeições, uma de carne de bode da montanha, a segunda de carne de veado, ambas consumidas com alguns cereais. 
 
Roupas
 
      Otzi usava uma capa de grama entrelaçada e casaco e calçados de couro. Os sapatos eram largos e à prova d'água, aparentemente feitos para caminhar na neve; as solas eram feitas de pele de urso, a parte superior de couro de veado e uma rede feita de cascas de árvores. Tufos de grama macia envolviam o pé dentro do sapato, servindo de isolante térmico.
 
Ferramentas
 
      Junto ao corpo foram encontrados um machado de lâmina de cobre, uma faca de sílex, flechas e um arco de teixo.
 
OBS: O Nome "Otzi" foi dado por causa do local da descoberta: Vale de Otztal.
 
Documentário do canal Discovery:
 

domingo, 13 de setembro de 2015

FGTS: 49 anos.

 
       É um fundo que auxilia milhares de trabalhadores brasileiros. O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). É o conjunto de recursos extraídos do setor privado e administrado pela Caixa Econômica Federal para amparar os trabalhadores em casos como rescisão do contrato de trabalho, doenças graves ou até prejuízos gerados por catástrofes naturais. Todo mês, os empregadores depositam nas contas vinculadas dos trabalhadores, abertas na Caixa Econômica Federal. O FGTS foi instituído em 13 de setembro de 1966. Há 49 anos..
 
Como era antes
 
       A única garantia do trabalhador era a estabilidade decenal. Após dez anos de serviços prestados, em uma única empresa, o trabalhador só poderia ter seu contrato rescindido por 'justa causa', ainda assim após apuração da falta grave por meio de inquérito que verificasse a procedência da acusação. Caso o empregado pedisse demissão, seu pedido só seria válido quando feito com a assistência do Sindicato, ou do Ministério do Trabalho ou ainda pela justiça do Trabalho  

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

A façanha de Armínio

Estátua de Armínio construída no século XIX
 
       Há pouco mais de dois mil anos, o Império Romano ocultou uma derrota acachapante para as tribos germânicas. Em 9 de setembro do ano de 9 da nossa Era, o valente Armínio comandou uma emboscada na floresta de Teutoburgo, na atual Alemanha, massacrando três legiões romanas que controlavam a região. O comandante Públio Varo, ao perceber a cilada e que fora traído por Armínio, que era ex-combatente do exército romano, cometeu suicídio. O resultado crucial desta batalha foi o estabelecimento dos limites de domínio do Império Romano até o rio Reno. 
       Segundo historiadores romanos daquele período, Armínio*, traiçoeiramente, avisou Varo sobre uma revolta germânica, a qual deveria ser suprimida o mais rápido possível. Indicou-lhe um atalho na Floresta de Teutoburgo, uma área com bosques impenetráveis, cheios de colinas e barrancos, como local ideal para combater a revolta. Um terreno, portanto, que obrigava a já heterogênea coluna romana a estirar e desordenar ainda mais as suas fileiras. Foi assim que ele esquartejou os romanos na floresta.
 
       Tempos depois, o então general Tibério (que viria a ser Imperador) recuperou o território. Mas a tragédia arquitetada e executada por Armínio jamais chegou aos ouvidos da plebe romana. Seria nefasto para a autoestima do Império.  
 
* O nome em latim era Arminius e em alemão é Hermann.

terça-feira, 8 de setembro de 2015

São Luís: 403 anos

 
        Hoje é o aniversário de 403 anos de São Luís, a capital do Maranhão. Fundada por franceses em 1612, seu nome é uma homenagem ao rei Luis XIII. Posteriormente, foi invadida pelos holandeses e colonizada pelos portugueses. Sendo uma das três capitais-ilhas brasileiras (as outras são Vitória/ES e Florianópolis/SC) é conhecida como "Ilha do amor", além de outros apelidos como "Capital dos azulejos" (casario de arquitetura portuguesa) e "Capital brasileira do Reggae".
 
Primórdios
 
        Daniel de La Touche, conhecido como Senhor de La Ravardière, acompanhado de cerca de 500 homens, chegou à região em 1612 para realizar o sonho francês de se instalar na região dos trópicos. Uma missa rezada por capuchinhos e a construção de um forte nomeado de Saint-Louis ("São Luís"), em homenagem prestada ao rei francês da época Luís XIII, marcaram a data de fundação da nova cidade: 8 de Setembro. Logo se aliaram aos índios, que foram fiéis companheiros na batalha contra portugueses vindos de Pernambuco decididos a reconquistar o território, o que acabou por acontecer alguns anos depois.